Solidão!

A solidão é um anseio pela companhia de alguém que o compreende.

Solidão!

A solidão tem sido um tema de preocupação entre governos e entidades de saúde, pelo fato de ter se tornado fator negativo para a saúde física e mental. A exemplo, de acordo com a BBC NEWS, os governos de Reino Unido e Japão criaram um ministério que lida com a solidão.

O que causa a solidão?

Existem alguns fatores que nos levam ao estado da solidão, entretanto, tudo se liga a forma como lidamos com as dores emocionais causada por experiência vividas ao longo de nossa existência. O não saber lidar, vai gerando acumulo que nos esgota, e nos tornamos prisioneiro de nós mesmo. É uma dor que nos dilacera a longo prazo.

Algumas pessoas tem a crença enganosa de que, se manter distância de algumas pessoas que causam algum tipo de dor ou sofrimento, também se manterá longe da dor. Portanto, não é bem assim, “se fechar no seu mundo”, se afastar de todos, não vai resolver o problema, pelo contrário, você acaba ficando mais vulnerável a ser engolido pelo medo ou pensamentos que o dominam pela falta de controle.

Juntando a dor que carregamos do nosso passado não resolvido, somos oprimidos profundamente.

O que é solidão?


 
A solidão é um anseio pela companhia de alguém que o compreende, conforme afirma B. Were. É uma sensação de desconexão. Este sentimento é uma experiencia vivenciada individualmente.

A solidão não é uma falta de pessoas, mas sim, uma falta de compreensão e aceitação.

Fato é que, existe muitas pessoas com recursos financeiro e com muitos amigos e mesmo assim, experimentam o sentimento da solidão.

A solidão deixa um vazio no seu coração que pode lhe matar fisicamente, gerando uma dor insuportável, e quanto mais o tempo passa mais desesperado a pessoa fica. 

A verdade é que não importa o número de pessoas que estão ao seu redor, se não houver alguém que o entenda e aceite como você é, a solidão se fará presente na sua vida.

Como lidar com a solidão?

Estar sozinho não necessariamente está relacionado a solidão, isso não implica que alguns casos não possam estar relacionados.

Vale ressaltar que, não há problema em estar só. Ter alguns momentos sozinho é saudável e é importante para o nosso autoconhecimento. Porém, o problema é quando nós fechamos e nos desligamos do resto do mundo.

Assim sendo, na solidão o isolamento não trabalha para o seu bem-estar, pelo contrário age contra você, te oprime, o afastando de tudo que um dia já foi prazeroso para você.  

 Se perceber que a solidão está insuportável, a dor constante de um coração ferido passa a dar lugar a pensamentos que atentam contra a sua vida, descuido com a sua saúde ou aparência, perda de autocuidado e irritabilidade frequente, quando é momento de ter contatos com outros, é hora que procurar ajuda de um profissional.

Fique atento os sinais de alerta e lembre-se que, é comum entre pessoas que vivenciam o sentimento de solidão não percebam seu estado, neste caso, entra em campo o papel de familiares e amigos.

Helder Lukelo

Mestre e Psicólogo Clínico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem